

Umas dinohavaianas para deixar pegadas!
- • +6 anos
- 30 minutos
- • Dificuldade média
- • Criatividade, jogo simbólico
Tem um pequeno dinossauro em casa? Adora rugir e imitar os seus dinossauros favoritos? Então de certeza que esta actividade vai levar os seus jogos a outro nível este verão.
Explicamos passo a passa – e com um modelo descarregável – Como tornar umas havaianas normais em uns dinochinelos, de modo a que os mais pequenos deixem a sua pegada na areia da praia.
A actividade é recomendável para crianças 4-5 anos e adiante, que já tenham os pés formados.
Estes chinelos não estão pensados para serem utilizadas em outras superfícies, mas podem guardá-las junto ao balde, à pá e ao resto dos brinquedos e deixá-los colocar na praia quando vão andar por cima da areia molhada.
As crianças vão ficar fascinadas pelo facto de encontrarem diferentes pegadas na areia. Diversão garantida que não vai demorar mais de quinze minutos a fazer e com materiais muito acessíveis.
Vamos a isso!
Materiais
- Modelo impresso
- Chinelos de plástico de criança
- Chinelos antigos de adulto
- Tesoura
- Chizato
- Lápis ou marcador
-
Paso 01
Descarregue o modelo e imprima-o em papel grosso ou em cartolina apta para impressora, para que o passo seguinte seja mais fácil.
-
Paso 02
Recortar o modelo usando a referência da impressão que corresponda ao tamanho do chinelo mais pequeno. Guarde.
-
Paso 03
Pegue nos chinelos de adulto e com a ajuda do xizato tire as tiras de plástico de modo a deixar a superfície de espuma vazia.
-
Paso 04
Use o modelo que tem recortado e com ajuda de um lápis marque o contorno na espuma do chinelo.
Caso tenha algum relevo na sola, será mais fácil se fizer este processo na parte mais lisa.
-
Paso 05
Chegou o momento de usar a tesoura/xizato. O melhor é fazê-lo com uma tesoura/xizato grande e abrir a folha o suficiente para atravessar todo o comprimento do chinelo que tenha escolhido.
Ainda que possa parecer complicado, o material é muito maleável e corta-se sem dificuldade. Use um tapete de corte ou alguns cartões para não estragar a superfície na qual está a trabalhar e nunca – NUNCA – ponha a mão ou os dedos na trajectória da tesoura/xizato.
Para que seja mais fácil pode tentar retirar todo o material que sobra e deixar apenas uma pequena margem de acordo com o modelo da pegada. Assim, na hora de cortar as zonas mais complicadas poderá rodar a peça sem problemas.
-
Paso 06
Cole a pegada que recortou na parte central da sola do chinelo da criança, usando a cola.
Caso o chinelo de adulto que escolheu tenha sola rugosa, cole na parte lisa para que haja mais superfície de contacto.
Coloque um peso em cima e deixe secar o tempo necessário, de acordo com o recomendado na embalagem de cola.
Já estão prontas! Não leva quase tempo nenhum a fazê-las e a criança irá adorar rugir na praia e deixar a sua pegada na areia.
Esperemos que tenham gostado!